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Como a ACITEL revolucionou seu formato de campanha?

Por 19 de fevereiro de 2022 Nenhum comentário

Visão Associativista

O perfil do consumidor vem se transformando nos últimos anos, mas no comércio físico em cidades do interior as mudanças aconteciam de forma muito discreta, até que veio a pandemia, e obrigou tomadas de decisões rápidas para acompanhar as tendências e enfrentar as barreiras impostas.

Na ACITEL, os gestores da entidade perceberam que as tradicionais campanhas onde o consumidor preenchia o cupom a caneta e colocava em uma urna não atendiam as expectativas do consumidor, pela burocracia, questão sanitária e desperdício de dados relevantes. Foi aí, que de forma conjunta com a equipe da CashLocal, pensamos fora da caixa e o novo modelo foi criado.

O modelo

Uma das exigências dos gestores da ACITEL, foi para não ser tecnológico demais, isso poderia assustar consumidores que não estão muito antenados com novas tecnologias, e ao mesmo tempo, precisava eliminar por completo o preenchimento a caneta e a burocracia de urnas dentro das lojas.

Então, o modelo escolhido foi e geração de cupons com QrCodes, onde cada QrCode representa um cupom e permite o preenchimento digital, funcionando no seguinte formato:

  • A ACITEL gera no sistema CashLocal os códigos QrCode;
  • Os cupons identificados por lotes são entregues nas lojas participantes;
  • A cada compra os consumidores recebem a quantidade de cupons prevista na regra da campanha;
  • O consumidor faz a leitura do QrCode do cupom (Elimina a necessidade de digitar o código do cupom e preenchimento de dados pessoais em duplicidade);
  • Todos os cupons validados aparecem organizados por status no APP do cliente (Validado, premiado, expirado);
  • Os cupons já preenchidos foram impressos na ACITEL em uma impressora térmica para diminuir custos com papel.

Para validar o cupom o consumidor precisa estar cadastrado na plataforma, então foi disponibilizado alternativas. O WhatsApp é o APP mais utilizado no Brasil, está em todos os celulares.

Para quem tinha mais dificuldade com tecnologia, através de um robô interativo, a plataforma permitiu usuários se cadastrarem pelo WhatsApp e também validarem os QrCodes.

Resultados

Um dos grandes diferenciais dessa campanha, foi poder medir seu desempenho de forma assertiva. Como tudo estava digitalizado ao final a campanha um BI apresentou:

  • Quantidade de cupons validados;
  • Quantidade de pessoas participantes;
  • Empresas que tiveram mais cupons validados;
  • Usuários que validaram maior número de cupons;
  • Dias e horários que os cupons foram validados.

O engajamento dos consumidores foi o principal diferencial pela facilidade de preenchimento do cupom, agilizando o preenchimento/validação do cupom e eliminando os cupons esquecidos em casa pela burocracia de ter que levar até a urna de uma das empresas participantes.

O QrCode evita o consumidor digitar o código do cupom.

Para as empresas, além de melhorar as vendas no período de campanha, evitar a aglomeração de pessoas próximo a urnas, e a correria para entrega dos cupons na associação no dia do sorteio fizeram a diferença.

Eficiência comercial e de marketing

A estratégia e empenho coletivo dos colaboradores e diretoria determinaram o sucesso da campanha. O marketing divulgou a campanha de forma híbrida, investindo em redes sociais, rádios e também com um suporte in-loco em pontos estratégicos da cidade, que auxiliava as pessoas a baixarem o APP e validarem o seu cupom.

A ACITEL ousou, impactou positivamente a economia local e gerou ainda mais relevância aos associados.

A campanha 2022 será anual e com ainda mais novidades, sempre pensando em fortalecer a economia local e levar eficiência aos associados.

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