Dicas

Como o pequeno comércio pode inovar no atendimento?

Por 27 de agosto de 2020 Nenhum comentário

Tão importante quanto conquistar novos clientes é conseguir fidelizar sua base ativa para que eles permaneçam consumindo de forma constante. Esse é o sonho de qualquer empreendedor!

Os clientes fidelizados são uma espécie de parceiros, de promotores da sua marca, por que não apenas gostam do seu serviço/produto, como também acabam divulgando para seu círculo de convívio. 

Esse tipo de cliente cria uma espécie de identificação com sua marca, seja pelo produto/serviço, equipe, atendimento ou tantos outros pontos que acionam em momentos de necessidade sua marca em sua mente. 

Mas, o desafio de fidelizar a base ativa parece ser ainda mais complicado para os pequenos empreendedores, principalmente para os comércios locais, onde a marca em si não tem tanta visibilidade e avaliações. 

O ponto que precisa ser entendido é que não se pode utilizar os mesmos métodos de marketing e vendas de 10 anos atrás, os tempos mudaram e principalmente as pessoas, o seu cliente mudou e você precisa entender essa mudança. 

É nesse cenário que surge a grande dúvida: Será que as pequenas empresas possuem alguma chance de inovar e se destacar no mercado através da fidelização de seus clientes? Se é possível, existe uma fórmula secreta? 

Descubra no artigo de hoje!

É realmente possível criar fidelização em negócios locais?

Não só é possível, como também não é um bicho de sete cabeças. Para aplicar em seu negócio você precisa apenas entender que fidelização vai muito além de um bom atendimento, trata-se de marketing de relacionamento. 

Não adianta apenas oferecer benefícios, você precisa fazer seu cliente entender que eles são vantagens reais, vantagens que podem de fato mudar ou facilitar seus dias, entende? 

Para fazer isso, veja algumas coisas que pode fazer:

  • Conheça seus clientes, mas não de forma genérica, tente se aproximar cada vez mais para entender como seu produto/serviço pode ajudá-lo; 
  • Realize um atendimento cativante e personalizado. É preciso entender que cada cliente tem um perfil, por isso a personalização é tão importante, e sempre alinhada com a cordialidade, bom humor e sorrisos;
  • Descubra quais são as redes sociais que seu cliente mais utiliza (Whatsapp. Facebook, Instagram, Blog, etc.) e crie canais de comunicação com eles, isso o aproximará ainda mais;
  • Crie um espaço exclusivo para que seus clientes possam falar, e expressar suas opiniões sejam elas positivas, ou negativas. Esses feedbacks te ajudarão a indicar o que precisa ser melhorado;
  • Não deixe seu cliente de lado após a conclusão da compra, mantenha contato, seja para o envio de dicas ou vários assuntos que conectem com sua marca, isso mostra que você se importa;
  • Fidelização não é assunto apenas do comercial, todos os setores precisam ter o mesmo comportamento e preocupação. 

Aplique essas dicas no seu negócio e já notará mudanças super positivas. 

Inovação anda ao lado da Fidelização

Quando você conhece seu negócio, sua clientela e investe em inovação que realmente conete com tudo isso, a fidelização se torna uma consequência natural. 

Busque sempre formas de tornar o dia a dia dos seus clientes mais simples, busque mais que benefícios como brindes, busque vantagens como dinheiro de volta, por exemplo. 

Lembra que lá no início falamos que os clientes querem mais que beneficio? Então, isso acontece porque os novos consumidores estão cansados da mesma coisa, e buscam coisas novas, por isso a importância da inovação. 

Gostou do nosso artigo? Esperamos que sim. 

Logo voltamos com novidades,

Grande abraço! 

Deixar uma resposta